28 de agosto de 2010

Maísa Moura - Moira (2009)

Quando a mineira Maísa Moura lançou esse lindo álbum em 2009, Mackley Ka, produtor do álbum e (fantástico) compositor de algumas das canções aqui presentes, mandou um e-mail pro PorcariaSonora apresentando a Maísa e oferecendo publicá-la no log. Eu que havia acabado de descobrir o álbum e que já planejava sua publicação aqui apenas recebi o empurrãozinho que faltava.
Longe de ser um álbum comercial é, verdadeiramente, uma obra de arte. Trabalho consistente como poucos, delicado, cuidadoso em detalhes, arranjos mínimos, cheios de sutilezas, de escolhas de instrumentos que reforçam a proposta conceitual do repertório de tratar do diálogo Mouro/ Brasileiro. 
Músicas inéditas e regravações ganham aqui status de "primeira gravação". Até mesmo "Cego com cego" que é, talvez, a canção mais conhecida desse repertório (gravada por Tom Zé), foge de sua cara pop e fica entre o popular e o erudito de uma forma nova e original. O fado brasileiro "Terra estrangeira" de Wisnik ganha guitarra portuguesa e uma voz delicada no lugar da potente voz das fadistas portuguesas. Portanto, é fado e não é. "O pidido", de Elomar, brinca com o linguajar local brasileiro e soa, na verdade, como uma canção dos primeiros álbuns dos Madredeus. "O amor de dentro" parece música de caixinha de músicas da casa da avó. 
Álbum riquíssimo. Recomendo!
Bacon
01. solstício de inverno [chico saraiva e makely ka]
02. mortal loucura [zé miguel wisnik sobre poema de gregório de matos]
03. o pidido [elomar]
04. moçambique [chico saraiva e makely ka]
05. canção de lobisomem [guinga e aldir blanc]
06. sombra [chico saraiva e luiz tatit]
07. ímpar ou ímpar [estrela leminski sobre poema de paulo leminski]
08. o amor de dentro [makely ka e renato negrão]
09. casa de areia [makely ka]
10. terra estrangeira [zé miguel wisnik]
11. extravio [renato negrão e renato villaça]
12. seu avô [mário sève e makely ka]
13. cego com cego [zé miguel wisnik e tom zé]

Nenhum comentário:

Postar um comentário