23 de janeiro de 2010

Daniel Merriweather - Love & war

Eu não tive saco prá fazer lista de melhores álbuns de 2009, mas se tivesse tido, esse é um que seguramente estaria no top 5.

Para compensar o atraso de eu só ter descoberto esse australiano semana passada, tenho ouvido em repeat todos os dias desde então. É realmente impressionante a qualidade das músicas. O produtor Mark Ronson (mesmo de Amy Winehouse) manda super bem aqui, como sempre. Sem falar no talento vocal do rapaz, as melodias, as letras... tudo soa como um álbum dos anos 60, no melhor estilo Soul de Stevie Wonder, Motown e afins. Coisa fina!

"Impossible" é contagiante, "Cigarretes" é uma balada dor de cotovelo fantástica, "Red" é melosinha e gruda no seu cérebro de um jeito impressionante... Mas eu não consigo tirar o refrão "Could you" da minha cabeça... Minha favorita!!! Com uma genial citação direta do refrão a "California dreaming" do The Mamas and The Papas.

Retire seu Bacon nos comentários!

Bacon!!!



Daniel Merriweather - Love & war (2009)

01. For Your Money
02. Impossible
02. Change
03. Chainsaw
05. Cigarettes
06. Red
07. Could you
08. Getting Out
09. Water and a Flame
10. Giving Everything Away for Free
11. Not Giving Up
12. Live By Night
13. All of the People
14. You Don't Know What Love Is

Karrin Allyson - In Blue

Esse álbum foi uma das melhores descobertas acidentais dos últimos anos. Sério mesmo. Eu o baixei aleatoriamente, por causa da capa. Sim, eu sou "desses"... (que atire a primeira pedra quem nunca fez isso... rs). Dei play e conforme fui ouvindo, fui descobrindo nele uma pérola atrás da outra. Cada música é um universo... Para o meu cérebro educado a ouvir as repetições limitadas da música pop, em que o interesse vem quase sempre na produção, na forma, esse é um álbum que transborda em detalhes e complexidade de arranjos, um solo de sopro aqui, um de baixo ali, um piano mais adiante, de repente voltam todos juntos... um álbum de pessoas geniais, acima da média, porque no fim, as músicas soam absolutamente simples... Bravo!

É um álbum de jazz que homenageia o blues. Antigas favoritas de Karrin Allyson, talentosíssima cantora de jazz, indicada 3 vezes ao Grammy de melhor cantora de jazz.

Recomendo especialmente "Moanin'" que abre muito bem o álbum, a ótima "Hum Drum Blues" e uma das minhas favoritas "Love Me Like a Man", com um arranjo impecável!

Ouça e me conte...

Bacon!


Karrin Allyson - In Blue (2002)

1. Moanin' - Bobby Timmons, Laura Caviani, Jon Hendricks
2. Everybody's Cryin' Mercy - Mose Allison
3. Long as You're Livin' - Julian Priester, Oscar Brown, Jr.
4. The Meaning of the Blues - Bobby Troup, Leah Worth
5. The Bluebird - Tommy Flanagan, Jay Leonhart
6. Hum Drum Blues - Oscar Brown, Jr.
7. How Long Has This Been Going On? - George Gershwin, Ira Gershwin
8. West Coast Blues - Wes Montgomery, Granville Burland
9. Evil Gal Blues - Leonard Feather, Lionel Hampton
10. Blue Motel Room - Joni Mitchell
11. Bye Bye Country Boy - Blossom Dearie, Jack Segal
12. Love Me Like a Man - William Smither
13. Angel Eyes - Matt Dennis, Earl Brent

22 de janeiro de 2010

Ringo Starr - Y Not

O novo álbum do eterno Beattle Ringo Starr é Fantástico e irretocável.

Esse é o primeiro álbum de sua carreira produzido por ele mesmo. Isso equivaleria a um filme escreito e difirigo pela mesma pessoa. Ou seja, ganha-se muito em unidade, coerência de idéias, e o trabalho fica muito mais impregnado de sua identidade, sua marca e seu talento. Whay not?

Apesar de ser cheio de participações especiais (Joe Walsh, Van Dyke Parks, Ben Harper e Richard Marx) não encontrei em lugar algum os créditos de quem participa onde. Apenas reconheci a voz e o baixo de Paul McCartney na linda "Walk with you" e a iconfundível Joss Stone na minha música favorita do álbum: "Who’s Your Daddy", divertidíssima. Por fim, sugiro uma ouvida em "Everyone Wins", um dos pontos altos do álbum.

Retire seu Bacon nos comentários!

Bacon!!!



Ringo Starr - Y Not (2010)

01. Fill In the Blanks
02. Peace Dream
03. The Other Side of Liverpool
04. Walk With You (with Paul McCartney)
05. Time
06. Everyone Wins
07. Mystery Of The Night
08. Can’t Do It Wrong
09. Y Not
10. Who’s Your Daddy (with Joss Stone)

6 de janeiro de 2010

Naomi - Aquarium

Esses alemães fazem um som de altíssima qualidade: melodias fáceis, arranjos enxutos e caprichados. Lembra muito a qualidade e a linguagem sonora dos álbuns do Moby. Só que um pouco menos megalomaníaco...

O single de maior sucesso desse álbum é a ótima "How many loves". Mas pessoalmente tenho duas favoritas: a deliciosa "Gone" e a fantástica "Needle On The Record".

Escolhi esse álbum Aquarium como primeiro post de 2010 em homenagem a todos os amigos Aquarianos que aniversarião em breve e ao meu próprio inferno astral!

Bacon!



Naomi - Aquarium (2006)
1. Personal Big Bang
2. Gone
3. Another Bite of the Apple
4. Perfect Day in Hell
5. Relax She Said
6. Anything Can Change
7. Nothing
8. Needle on the Record
9. Just a Habit
10. How Many Loves
11. Sorry Mister Please
12. All I Need
13. I Am Here