6 de junho de 2009

Graveola e o Lixo Polifônico

Esse álbum foi uma grande surpresa prá mim. Um dos cara da banda nos mandou um e-mail dizendo que estavam disponibilizando para donwload o primeiro álbum deles, prá gente ouvir e divulgar se curtisse. Eu baixei e coloquei prá tocar, sem botar muita fé. Assim que começou a primeira faixa, meu queixo caiu... Fiquei perplexo com a qualidade das músicas, dos músicos, das letras, dos arranjos, a diversidade de instrumentos orquestrados de forma enxuta e precisa.

Brincando com estilos e sonoridades inesperadas o álbum todo é muito bom, acima da média. Desde Los Hermanos (que Deus os tenha) e de Danilo Moraes eu não me deparava com uma banda tão interessante e relevante. Além de lindas imagens poéticas e cadências sonoras as letras ainda são divertidas e inteligentes, cheias de citações insinuadas, quase escondidas, a músicas do nosso cancioneiro inconsciente coletivo (como a frase melódica da "Balada do Louco" dos Mutantes e da "As canções que você fez prá mim" de Roberto e Erasmo, ambas na linda "Os dois Lados da canção").

Além de "Outro modo" que abre magnificamente bem o álbum, outros pontos altos são a belíssima "Amaciar a dureza" e o bolero pastelão "Benzinho", com sua letra hilária no melhor estilo Falcão ("I´m not do no"). Ainda recomendo a divertida "Insensatez: a mulher que fez" (adoro o solo de clarinete no meio!) que deveria se chamar "Insensatez (are you shure?)".

Bacon!


Site do Graveola


Graveola e o Lixo Polifônico - Graveola e o Lixo Polifônico (2009)

1. Outro modo
2. Suprasonho
3. Samba de outro lugar
4. Antes do azul (papará)
5. Amaciar dureza
6. Ensolarado
7. Dois lados da canção
8. Do alto
9. O quarto 217 (As aventura de Dioni Lixus)
10. Benzinho
11. Insensatez: a mulher que fez
12. Chico Buarque de Holanda vai à copa de 2006
13. Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário