17 de janeiro de 2009

January - i herad myself in you

Do silêncio vem uma melodia discreta, um dedilhado que vira um violão intenso, bateria, guitarras. É assim que começa "All Time": canção simples, que gira em torno de apenas dois acordes. Melancólica e triste, mas absolutamente arrebatadora, intensa, épica. A música vai se construindo, crescendo, ganhando complexidade, até o grande climax. Quando vc se dá conta, está literalmente sem fôlego: mergulhado e submerso na música, refrão, solos adentro...

Esse álbum de estréia da banda January é uma pérola. Faz lembrar muito os melhores momentos do Oasis (Champanhe Supernova) e de Mazzy Star (Fade into you). E numa rápida pesquisa em resenhas on line notei duas coisas curiosas: a unanimidade em afirmar que é um álbum incrível e o impacto que esse álbum causou nas pessoas que o ouviram (e que passam a ouvi-lo repetidamente, como eu...).

A principal preocupação aqui é com a construção de uma ambientação musical, de uma atmosfera, através de músicos super competentes e uma produção musical impecável. As guitarras, especialmente as slides, são incríveis. O guitarrista Sarah Peacock é peça chave nesse álbum em suas interpretações, tal como o compositor e cantor de todas as canções Simon McLean.

Pessoalmente adoro as leves e deliciosamente envolventes "Through Your Skies" e "Eyes all mine". Mas fica muito claro que a música central desse álbum é "Falling In". Nove minutos hipnotizantes de uma música atemporal, intensa e maravilhosa.

Descobri January numa prateleira de promoções da gravadora Trama. Foram R$ 6,00 muito bem gastos... E a escolha foi aleatória, sem nenhuma referência além da bela capa e do nome, Janeiro, mês de meu nascimento e aniversário. E esse é para mim um álbum que tem muita importância... Daqueles que é ótimo e adorado do começo ao fim.

Bacon!



January - i herad myself in you
(2001)

1. All Time
2. Through Your Skies
3. Contact Light
4. I Heard Myself in You, Pt. 2
5. Invisible Lines
6. Sequences Start
7. Eyes All Mine
8. Projections
9. Falling In
10. Fused

Nenhum comentário:

Postar um comentário