9 de setembro de 2007

John Mayer Trio - Try!

Em 16 de outubro John Mayer completará 30 anos com um currículo invejável. Em 2003, ganhou um Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina pelo lançamento em 2002 do compacto Your Body Is A Wonderland do disco Room for Squares (de 2001). Em fevereiro de 2005, foi premiado em Performance Vocal Pop Masculina pela canção Daughters do disco Heavier Things (de 2003). Os seus rivais ao título eram Elvis Costello, Josh Groban, Prince e Seal. Levou também para casa o Grammy de Canção do Ano que foi entregue aos compositores de "Daughters". Ok. Ganhar um Grammy não é lá grande coisa. Mas ele já ganhou um, e eu não. Além disso, já tocou no Crossroads Guitar Festival a convite de Eric Clapton. Já fez turnês com várias bandas, incluindo Maroon 5, Guster, Counting Crows, The Wallflowers, e Teitur. Acumula em seu currículo parcerias no palco com nomes como B.B. King, Buddy Guy, Herbie Hancock, Kanye West, the Dixie Chicks e Alicia Keys.
Apesar da fama de “compositor-sensível-mela-cueca” fazendo muito sucesso com músicas na linha pop folk com muitas letras sobre relacionamentos amorosos, o compositor/ cantor/ guitarrista é um excelente músico e criativo compositor, de letras e melodias. Tocando guitarra desde os 13 anos, altamente influenciado por Jimi Hendrix e em especial por Steve Ray Vaughan, depois de dois álbuns com sonoridade e produção bastante pop, formou uma banda parelela: John Mayer Trio, com quem excursionou fazendo shows, investindo num repertório de Blues. Em outubro de 2005 o John Mayer Trio abriu um dos show para os Rolling Stones cujos ingressos foram totalmente esgotados.

O
trabalho com o repertório e os músicos ao longo dessa turnê gestou e marcou profundamente a produção e as composições de seu terceiro álbum de estúdio lançado em 2006: Continuun, o mais destoante (e interessante, ao meu ver) dos álbuns de Mayer.

Não que o que Mayer fez nos seus dois primeiros álbuns seja ruim. Muito pelo contrário. É um oásis no meio da mesmice e dos modismos do mundo pop/rock. No entanto, o interesse e a aproximação do mundo do blues, da improvisação, de menos tagarelice e mais substância, estão tornando-o cada vez melhor. E o car aé mesmo muito bom!


O álbum aqui postado é um dos registros dessa turnê lançado em 2005, que abre com a inédita Who Did You Think I Was? fazendo referência à mudança de rumo musical de John ao se afastar da música pop acústica com que ficou conhecido, e sua aproximação com o blues. Já aquecido, John manda na sequência a genial e, de longe, minha favorita do álbum: Good love is on the way, em que Mayer se mostra aluno exemplar da guitarra de Steve Ray Vaughan, chegando a te surpreender com o fato de que só há um guitarrista com uma guitarra no palco, fazendo esse barulho todo.


Duas músicas desse álbum reaparecerão no terceiro álbum de estúdio de John, Continuun, um ano depois desse cd ser lançado. As músicas são Gravity, que Mayer considera a composição divisora de águas de sua carreira e Vultures. Ambas vão sofrendo transformações e rearranjos ao longo da turnê e reaparecerão já bastante maduras e bem resolvidas na gravação de estúdio, um ano depois. Não bastasse as talentosas composições, o álbum ainda traz as inspiradas versões da manjada I Got A Woman de Ray Charles e de Wait Until Tomorrow de Hendrix. Ao fim da audição de um álbum tão bom, tão bem arranjado, com repertório tão bem selecionado, fica a surpresa de se notar que o álbum tem apenas 9 canções.


Em breve, um post com a discografia completa de John Mayer.
Por agora,
GET THE BACON HERE!
TRY! JOHN MAYER TRIO
RELEASED: 11/22/05

John Mayer - Guitar and Vocals
Steve Jordan - Drums
Pino Palladino - Bass

1. Who Did You Think I Was
2. Good Love Is On the Way
3. Wait Until Tomorrow
4. Gravity
5. Vultures
6. Out of My Mind
7. Another Kind of Green
8. I Got A Woman

9. Something's Missing
10. Daughters
11. Try

Nenhum comentário:

Postar um comentário