20 de setembro de 2007

John Mayer - Continuum


Em time que está ganhando não se mexe. Certo? Depende. Depois de dois álbuns de estúdio de grande sucesso e ótima repercussão de público, crítica e vendas, JOHN MAYER deixou para trás as certezas e seguiu seu instinto musical, em pleno vôo livre ascendente. Em CONTINUUM (2006) a única continuidade é a do desenvolvimento do próprio JOHN, como cantor, compositor, músico, guitarrista e letrista, talentoso, criativo e competente.
Esse álbum nasce de um longo processo que começou a ser mais visível e marcante nas experiências dos shows com o JOHN MAYER TRIO, que virou álbum (postado AQUI). JOHN diz que em CONTINUUM ele encontrou o meio termo entre o Pop de ROOM FOR SQUARES (2001) e o Blues de TRY! JOHN MAYER TRIO (2005). Como o lugar de equilíbrio entre dois extremos por ele visitado.
Menos, sendo mais. Antes, o foco eram boas melodias, letras com boas sacadas, arranjos corretos e o talento de JOHN. O foco atual é a música como um todo. O mais difícil é ver o óbvio: que a música é um organismo, uma rede de sons, sensações e significados, que falar muito nem sempre quer dizer ser entendido, e que nem sempre bons músicos garantem que uma música seja boa. Mais cru, mais direto, mais enxuto e sintético. Menos aparência e mais conteúdo.
Chamo a atenção para GRAVITY, primeira composição dessa nova safra, divisora de águas. Falando menos, com a certeza de que as pessoas o entendem, GRAVITY tem o tom do álbum: mais esparsa, diluída, mas nem por isso menos densa.
A primeira música do álbum lhe rendeu alguma visibilidade e talvez seja a mais pop do álbum, a música de transição. Mas minhas favoritas são a fortíssima IN REPAIR, a balada SLOW DANCING IN A BURNING ROOM e a delicada, sensível e belíssima STOP THIS TRAIN. Há uma ótima cover de JIMMY HENDRIX nesse álbum: BOLD AS LOVE.
Um álbum maduro, inteligente, conciso, daqueles que, a cada audição, parece melhor do que você lembrava.
Portanto: mãos à obra! GET THE BACON HERE !!!

JOHN MAYER - CONTINUUM (2006)
1. Waiting On The World To Change
2. I Don't Trust Myself (With Loving You)
3. Belief
4. Gravity
5. The Heart Of Life
6. Vultures
7. Stop This Train
8. Slow Dancing In A Burning Room
9. Bold As Love
10. Dreaming With A Broken Heart
11. In Repair
12. I'm Gonna Find Another You

Nenhum comentário:

Postar um comentário