A exemplo do Blues, também o Fado é um estilo musical cuja estrutura simples e repetitiva ganha valor e interesse basicamente por seus intérpretes. Nesse sentido, cada gravação é uma fotografia de um momento abolutamente único.
Em visita a Lisboa em 1968, arranjou-se um encontro entre Don Byas, saxifonista de Jazz americano, e Amália Rodrigues, então no auge de sua carreira internacional. Jazz encontra o fado. Uma cantora e um saxofonista com extraordinário talento para improvisação. Don não conhecia bem o repertório de Amália. Ela, por sua vez, escolheu algumas de suas canções favoritas e junto de seus músicos de sempre (violão acústico e guitarra portuguesa)enfiaram-se todos num estúdio. Doze canções gravadas numa sessão única, sem preparação nenhuma.
O resultado é, no mínmo, muito interessante. Se por um lado encontramos Amália numa das suas melhores performances registradas em estúdio, perfeita e irretocável com seus músicos do começo ao fim, nos deparamos com um Don Byas bastante perdido, tímido, tateando as canções.
Há momentos que mais fazem lembrar música de pizzaria (como o solo de sax em "Ai, mouraria", que mesmo assim, é engraçada). Em outros momentos, com intervenções mais tímidas e contidas, o sax realmente contribui para acentura o tom melancólico na bela "Cansaço" ou na fantástica "Maldição" que ganha aqui, na minha opinião, sua gravação definitiva. Vale muito a pena!
Bacon!
Em visita a Lisboa em 1968, arranjou-se um encontro entre Don Byas, saxifonista de Jazz americano, e Amália Rodrigues, então no auge de sua carreira internacional. Jazz encontra o fado. Uma cantora e um saxofonista com extraordinário talento para improvisação. Don não conhecia bem o repertório de Amália. Ela, por sua vez, escolheu algumas de suas canções favoritas e junto de seus músicos de sempre (violão acústico e guitarra portuguesa)enfiaram-se todos num estúdio. Doze canções gravadas numa sessão única, sem preparação nenhuma.
O resultado é, no mínmo, muito interessante. Se por um lado encontramos Amália numa das suas melhores performances registradas em estúdio, perfeita e irretocável com seus músicos do começo ao fim, nos deparamos com um Don Byas bastante perdido, tímido, tateando as canções.
Há momentos que mais fazem lembrar música de pizzaria (como o solo de sax em "Ai, mouraria", que mesmo assim, é engraçada). Em outros momentos, com intervenções mais tímidas e contidas, o sax realmente contribui para acentura o tom melancólico na bela "Cansaço" ou na fantástica "Maldição" que ganha aqui, na minha opinião, sua gravação definitiva. Vale muito a pena!
Bacon!
01. Povo que Lavas no Rio (Pedro Homem de Mello/Joaquim Campos)
02. Solidão (Brito/Trindade/Ferreira)
03. Estranha Forma de Vida (Amalia Rodrigues/Alfredo Duarte “Marceneiro”)
04. Libertação (David Mourao-Ferreira/Santos Moreira)
05. Cansaço (Fado Tango) (Luis Macedo/Joaquim Campos)
06. Rua do Capelão (Frederico de Freitas/Joao Alves Coelho)
07. Ai, Mouraria (Amadeu do Vale/Frederico Valerio)
08. Não é Desgraça ser Pobre (Norberto Araujo/Jose Alfredo Santos Moreira)
09. Coimbra (Jose Galhardo/Raul Ferrao)
10. Lisboa Antiga (Jose Galhardo/Raul Portela)
11. Há Festa na Mouraria (Antonio Amargo/Alfredo Duarte “Marceneiro”)
12. Maldição (Armando Vieira Pinto/Alfredo Duarte “Marceneiro”)
02. Solidão (Brito/Trindade/Ferreira)
03. Estranha Forma de Vida (Amalia Rodrigues/Alfredo Duarte “Marceneiro”)
04. Libertação (David Mourao-Ferreira/Santos Moreira)
05. Cansaço (Fado Tango) (Luis Macedo/Joaquim Campos)
06. Rua do Capelão (Frederico de Freitas/Joao Alves Coelho)
07. Ai, Mouraria (Amadeu do Vale/Frederico Valerio)
08. Não é Desgraça ser Pobre (Norberto Araujo/Jose Alfredo Santos Moreira)
09. Coimbra (Jose Galhardo/Raul Ferrao)
10. Lisboa Antiga (Jose Galhardo/Raul Portela)
11. Há Festa na Mouraria (Antonio Amargo/Alfredo Duarte “Marceneiro”)
12. Maldição (Armando Vieira Pinto/Alfredo Duarte “Marceneiro”)
Gravado em 1968
Amália Rodrigues– vocal
Don Byas– Sax
José Fontes Rocha– violão
Carlos Gonçalves– violão
Pedro Leal– Viola portuguesa
Joel Pina– baixo
Amália Rodrigues– vocal
Don Byas– Sax
José Fontes Rocha– violão
Carlos Gonçalves– violão
Pedro Leal– Viola portuguesa
Joel Pina– baixo
Boa tarde
ResponderExcluirÉ possivel pedir-lhe que active o link do album?
Pbrigada