30 de maio de 2010

Frida - Djupa Andetag (ex-Abba)

Viva Suécia!

Frida é uma das duas voses femininas da banda sueca de maior sucesso de todos os tempos, o Abba, que teve seu fim em 1982.  Desde então Anni-Frid Lyngstad, sabiamente apelidada apenas como Frida (rs...), mantém uma produção solo bem esporádica, mas dsempre de altíssima qualidade.
Esse seu mais recente álbum dela, lançado em 96, após um intervado de 12 anos sem gravar, cheio de músicas deliciosas, divertidas e contagiantes, compostas e gravadas em sueco.
O álbum conta com a participação especial de Marie Fredriksson (Roxette) que divide os vocais na ótima "Alla Mina Basta Ar", uma das mais pops e um dos pontos altos do álbum. Recomendo ainda o quase tango "Hon fick som hon ville" e o quase reggae "Ven kommer såra vem ikväll?".
Bacon!
1. Alska Mig Alltid
2. Ogonen
3. Aven en Blomma
4. Sovrum
5. Hon Fick Som Hon Ville
6. Alla Mina Basta Ar (com Marie Fredriksson)
7. Lugna Vatten
8. Vem Kommer Sara Vem Ikvall
9. Sista Valsen Med Dig
10. Kvinnor Som Springer

28 de maio de 2010

January - Motion Sickness

January revelou-se uma banda genial com o lançamento de seu primeiro állbum (aqui). Banda alternativa, evidentemente. No entanto, depois desse início promissor, milhares de contra tempos e desentendimentos entre os integrantes da banda conturbaram a gravação desse segundo (e último) álbum da banda. Sim. Infelizmente, January é uma banda irremediavelmente extinta e esse é um álbum fantástico que nos faz lamentar muito isso. 
Som muito bem cuidado e produzido, marcado por violões folk e slide guitars, levada meio hipnótica, fluido, cheia de detalhes e sutilezas. Delicioso para mergulhar fundo com headphones.
Recomendo sinceramente. Chamo a atenção para a ótima "Signal Free", para a piração catártica de "Sandwood" e para a delicada "Have You Seen A Horizon Lately" (que, pasmem, é uma cover de Yoko Ono!)
Bacon!

01 Paul O'Reilly
02 Someone
03 Signal Fire
04 Caught
05 Motion Sickness
06 The Square Is Closing
07 Sandwood
08 Have You Seen A Horizon Lately (Yoko Ono Cover)

15 de maio de 2010

The National - High Violet

Cada vez melhores naquilo que já fazem muito bem (escrever e interpretar suas canções), The National, banda do Brooklin, NY, acaba de lançar seu novo álbum. A expectativa por detrás desse lançamento era grande, afinal, depois de dois álbuns excelentes  (Alligator em 2005 e Boxer em 2008) e da discreta fama e admiração declarada que a banda foi conquistando ao longo dos anos, não se poderia esperar menos deles. E eis que High Violet não decepciona: é o melhor álbum deles até o presente, maduro, coerente, inteligente, bonito, sem nenhum excesso, irretocável do começo ao fim.
Cheio de ótimas canções, nenhuma delas com potencial pop de hit single para o rádio, é um álbum plano: sem  pontos altos nem baixos. Mas, veja bem, estamos falando de um plano em nível "ótimo" (ou mais!). Ou seja: 11 canções fantásticas (mais do que algumas bandas conseguem numa vida de trabalho...). 
Muito mais interessantes do que o R.E.M., Radiohead ou U2, com suas afetações políticas e ideológicas, The National trata em suas músicas de  um mundo interior, universal. Seu vocalista é apenas uma das peças importantes da banda, em que o grupo todo interfere e constrói as canções em conjunto, num complexo processo de composição e produção que tem um resultado sempre surpreendente. Aliás, o talento e criatividade do baterista deles sempre me deixou de queixo caído. Repare só na vida que tem a bateria nas canções.
O álbum conta com as ilustres participações de Sufjan Steven no backing vocal de "Afraid of everyone" e de Justin Vermont (Bon Iver) em "Vanderlyle Crybaby Geeks", duas canções fantásticas. Além de "Bloodbuzz Ohio" que é o primeiro singlo do álbum, bem no meio dele, destaco a fantástica "Sorrow", para muitos, melhor canção de High Violet.
Bacon!
PS: sem link para download porque já deletaram esse post duas vezes... fica aqui só a críticca ao álbum.
The National - High Violet (2010)
01 Terrible Love
02 Sorrow
03 Anyone’s Ghost
04 Little Faith
05 Afraid of Everyone
06 Bloodbuzz Ohio
07 Lemonworld
08 Runaway
09 Conversation 16
10 England
11 Vanderlyle Crybaby Geeks

8 de maio de 2010

Zazie - Zen

Prá quem curte um bom pop tá aqui uma das minhas descobertas recentes. 
Zazie é francesa, cantora e compositora, muito conhecida na europa e praticamente anônima no resto do mundo. Esse é o seu segundo álbum, cujo single de maior sucesso é "un point c'est toi" que, além de ótima canção (minha favorita) tem  um videoclipe muito bom e inteligente. 
Destaco ainda a faixa 8 "au diable nos adieux", baladinha deliciosa, no melhor estilo Pop de FM, com seu refrão grudento. A faixa 11 "j'envoie valser" encanta com os deliciosos arcodeons (música francesa tem que ter!!!) e conquista com seu ótimo refrão.
Bacon!
01. Fou De Toi
02. Homme Sweet Homme
03. Larsen
04. Un Point C'Est Toi
05. Je T'Aime Mais
06. Zen
07. Craque Monsieur
08. Dieu Que Pour Toi
09. Hissée Haut
10. Une Souris Verte
11. J'Envoie Valser
12. La La La