27 de junho de 2010

The Whitest Boy Alive - Dreams

Esse é um dos projetos paralelos (e o melhor, na minha opinião) de Erle Oyen, que vc deve conhecer como um dos dois cantores/ compositores da ótima Kings of Convenience.
Álbum genial! Li em algum lugar e repito aqui que esse álbum é um exemplo de como a música pode ser honesta de uma forma apaixonada e simples, sem extremismos. É esse o espírito: vc reconhece e ouve separadamente cada um dos poucos instrumentos que compõe cada uma das canções. E essa limpeza no som é uma de suas grandes qualidades. Veja por exemplo a genial "Done with you". Impossível ouvi-la do começo ao fim sem ficar com ela grudada no cérebro. "Inflation" é outra das minhas favoritas tal como "Fireworks".
Bacon!

The Whitest Boy Alive - Dreams (2006)
1. Burning
2. Golden Cag
3. Fireworks
4. Done With You
5. Don’t Give Up
6. Above You
7. Inflation
8. Figures
9. Borders
10. All Ears

20 de junho de 2010

Jakob Dylan - Women and Country

O tempo fez bem a Jakob Dylan. Esse seu segundo álbum supera em anos luz seu primeiro trabalho solo e até de sua ex-banda Wallflowers.
Os arranjos são de altíssima qualidade, enxutos, mínimos. O baixo acústico, as percussões discretas, os sopros e cordas apenas dando contorno às canções. A vozes de Jakob (afinadíssima) e os fantásticos e precisos backing vocals femininos (Neko CaseKelly Hogan) que se contrapõe perfeitamente ao tom grave de Dylan. A produção é assinada pelo mesmo T Bone que produziu o genial álbum de Robert Plant e Allison Kraus (post aqui). E isso, por si, já explica muito do salto qualitativo do primeiro para o segundo solo do rapaz.
As músicas são todas ótimas, mas em especial destaco "Everybody's Hurting" (ao vivo aqui), com seu delicioso refrão. A dobradinha de singles em potencial "Truth For A Truth" (super Wallflowers) e "They've Trapped Us Boys" (um folk delicioso, ao vivo aqui) que repetem a fórmula da melodia que culmina num ótimo refrão. Por fim, "Lend A Hand" que conta com um arranjo de sopros digno de um álbum de jazz. Genial!
Bacon!

PS: resolvi eliminar o link  e preservar apenas a resenha após a terceira vez que deletaram esse post. 




Jakob Dylan - Women and Country (2010)
1. Nothing But The Whole Wide World
2. Down On Our Own Shield
3. Lend A Hand
4. We Don\’t Live Here Anymore
5. Everybody\’s Hurting
6. Yonder Come The Blues
7. Holy Rollers For Love
8. Truth For A Truth
9. They\’ve Trapped Us Boys
10. Smile When You Call Me That
11. Standing Eight Count

1 de junho de 2010

William Fitzsimmons - The sparrow and the crow

Mais um álbum da série: "álbuns incríveis com capas questionáveis"...

Boas melodias, harmonias simples e circulares, arranjos folk simples e minimalistas, letras melancólicas sobre as as ilusões e agouras do amor. Essa é a receita eficiente desse cara, filho de um casal de músicos cegos (sério!). A sensibilidade e o estilo musical de Willian Fitzsimmons faz lembrar muito o de Damian Rice. A simplicidade na estrutura das canções tb. 
O álbum abre muito bem com "After afterall" que é, na realidade, um desenvolvimento da canção "Afterall" que fecha seu álbum anterior (o que cria uma ligação bastante interessante se vc os ouve em sequência). Destaco ainda as duas ótimas canções que dão título ao álbum: "I don't feel it anymore (song of the sparrow)" e "Please forgive me (song of the crow)". E minha favorita é "If you would come back home", com seu piano delicado e o refrão intenso.
Bacon!


01 - After Afterall
02 - I Don't Feel It Anymore (Song Of The Sparrow)
03 - We Feel Alone
04 - If You Would Come Back Home
05 - Please Forgive Me (Song Of The Crow)
06 - Further From You
07 - Just not Each Other
08 - Even Now
09 - They'll Never Took The Good Years
10 - You Still Hurt Me
11 - Find Me To Forget
12 - Goodmorning