31 de agosto de 2010

Sarah McLachlan: Laws of Illusion

A canadense Sarah McLachlan ficou bastante conhecida com seu álbum Surfacing de 1997. Em especial, por conta da canção "Angel", que fez parte da trilha sonora do remake cinematográfico  "City of angels" (1998) e virou, com isso,  tema-mela-cueca-prá-momento-romântico. Mas Sarah é muito mais que isso: cantora e compositora, talentosíssima, domina perfeitamente sua voz e a arte de compor.
Esse é seu primeiro álbum de inéditas desde 2003 e está longe de ser tão bom quanto Surfacing, pelo simples motivo de ser um álbum irregular: tem grandes músicas, mas tb tem algumas bastante fracas.
Destaco algumas músicas mais delicadas como "U Want Me 2" e "Changes", lindas, deliciosas. No entanto, minhas favoritas são as duas primeiras, fantásticas: "Illusions Of Bliss" mais grudenta, com um ótimo refrão, e "Awakenings" mais intensa, perturbada, pesada e com o grandioso final.
Bacon!

PS: Bacon nos comentários!



Sarah McLachlan: Laws of Illusion  (2010)
01. Awakenings
02. Illusions of Bliss
03. Loving You Is Easy
04. Changes
05. Forgiveness
06. Rivers Of Love
07. Love Come
08. Out Of Tune
09. Heartbreak
10. Don't Give Up On Us
11. U Want Me 2
12. Bring On The Wonder
13. Love Come (Piano Version)

28 de agosto de 2010

Maísa Moura - Moira (2009)

Quando a mineira Maísa Moura lançou esse lindo álbum em 2009, Mackley Ka, produtor do álbum e (fantástico) compositor de algumas das canções aqui presentes, mandou um e-mail pro PorcariaSonora apresentando a Maísa e oferecendo publicá-la no log. Eu que havia acabado de descobrir o álbum e que já planejava sua publicação aqui apenas recebi o empurrãozinho que faltava.
Longe de ser um álbum comercial é, verdadeiramente, uma obra de arte. Trabalho consistente como poucos, delicado, cuidadoso em detalhes, arranjos mínimos, cheios de sutilezas, de escolhas de instrumentos que reforçam a proposta conceitual do repertório de tratar do diálogo Mouro/ Brasileiro. 
Músicas inéditas e regravações ganham aqui status de "primeira gravação". Até mesmo "Cego com cego" que é, talvez, a canção mais conhecida desse repertório (gravada por Tom Zé), foge de sua cara pop e fica entre o popular e o erudito de uma forma nova e original. O fado brasileiro "Terra estrangeira" de Wisnik ganha guitarra portuguesa e uma voz delicada no lugar da potente voz das fadistas portuguesas. Portanto, é fado e não é. "O pidido", de Elomar, brinca com o linguajar local brasileiro e soa, na verdade, como uma canção dos primeiros álbuns dos Madredeus. "O amor de dentro" parece música de caixinha de músicas da casa da avó. 
Álbum riquíssimo. Recomendo!
Bacon
01. solstício de inverno [chico saraiva e makely ka]
02. mortal loucura [zé miguel wisnik sobre poema de gregório de matos]
03. o pidido [elomar]
04. moçambique [chico saraiva e makely ka]
05. canção de lobisomem [guinga e aldir blanc]
06. sombra [chico saraiva e luiz tatit]
07. ímpar ou ímpar [estrela leminski sobre poema de paulo leminski]
08. o amor de dentro [makely ka e renato negrão]
09. casa de areia [makely ka]
10. terra estrangeira [zé miguel wisnik]
11. extravio [renato negrão e renato villaça]
12. seu avô [mário sève e makely ka]
13. cego com cego [zé miguel wisnik e tom zé]

Roxette - Crash! Boom! Live!

Há 15 anos atrás os suecos do Roxette foram uma das primeiras bandas da história a se apresentar em Jahanesburgo, África do Sul, após o fim do Apartheid (em 1994). Esse foi o show escolhido da turné de divulgação do seu ótimo álbum Crash! Boom! Bang! para ser registrado e lançado em VHS (!). 
Consegui o áudio desse registro raríssimo do ponto alto a carreira dessa dupla, em sua melhor forma. O show nunca foi lançado em DVD nem remasterizado. Mesmo assim vale muito a pena ouvir as versões ao vivo com peso de guitarras e percussão de velhos sucessos como "Dangerous" ou "Dressed for Success".
Chamo a atenção para as raríssimas versões ao vivo de "The rain" (Tourism, 1992) e "Almost Unreal" (Super Mario Bros Soundtrack, 1993). Mas mesmo as manjadas "Spending my time" e "Listen to your heart" ganham aqui versões acústicas e intimistas. E "Sleeping in my car", que é uma das minhas músicas favoritas de sempre ,  ganha cores e tons ao vivo, abrindo em grande estilo um show fantástico.
Bacon!


Roxette - Crash! Boom! Live! Live! (Johannesburg 1995)
1. Sleeping In My Car
2. Fireworks
3. Almost Unreal
4. Dangerous
5. Crash! Boom! Bang!
6. Listen To Your Heart (unplugged)
7. The First Girl On The Moon
8. Harleys & Indians
9. Lies
10. The Rain
11. Run To You
12. It Must Have Been Love
13. Dressed For Success
14. The Big L
15. Spending My Time (piano version)
16. The Look
17. Love Is All
18. Joyride/ How do you do?

22 de agosto de 2010

Elisa Paraíso - Da Maior Importância

Série: Música Brasileira Contemporânea

Álbum delicioso dessa intérprete mineira talentosíssima. O álbum tem vários pontos fortes. Dentre eles a esolha do repertório que inclui músicas que soam "inétidas" aos nossos ouvidos, mesmo quando são de Caetano ou Paulinho da Viola, e grandes canções de ótmos compositores ainda desconhecidos do grande público, como os mineiros Kristoff Silva e Makley Ka.
Outro grande ponto forte é o "apadrinhamento" de três grandes músicos que arranjaram as canções desse álbum: Benjamim Taubkin (pianista que sempre acompanha Mônica Salmaso); André Mehmari (pianista que vem ganhando fama acompanhando Ná Ozzetti) e Guinga (que, pai do céu, se vc nunca ouviu falar, nem sei por onde começar... rs... o cara é parceiro, por exeplo, de Chico Buarque em uma dúzia de canções por exemplo). Só isso já garante qualidade ao álbum. Mas Elisa ainda faz valer seu talento e só utiliza a qualidade dos arranjos como patamar mais alto para, com simplicidade, cantar belíssimamente. 
Destaco "Em pé no porto" (uma das minhas favoritas desse álbum) e a linda versão de "Can´t find my way home".
Bacon!



Elisa Paraíso - Da Maior Importância (2008)

01. Da Maior Importância (Caetano Veloso)
02. Coração Vulgar (Paulinho da Viola)
03. Teixeira (Vitor Santana-Gilberto Satar)
04. Mulher do Norte (Kristoff Silva-Makely Ka)
05. Imitação (Batatinha), com Teresa Cristina
06. Em pé no Porto (Kristoff Silva-Makely Ka)
07. Mané Fogueteiro (Braguinha), com Guinga
08. Santo Forte (Kristoff Silva-Makely Ka)
09. Pássaro Pênsil (Flávio Henrique-Carlos Rennó)
10. Mar Deserto (Kristoff Silva-Makely Ka)
11. ´t CanFind my way Home (Steve Winwood)

15 de agosto de 2010

Dobie Gray - Drift Away

Álbum clássico dos anos 70 que contém a grande gravação da canção "Drift away", pela qual o desaparecido Dobie Gray  permanece lembrado até hoje. Prá ter idéia do peso dessa gravação ser a mais famosa, é só checar que a lista de pessoas que também regravaram essa mesma canção: Ray Charles (1973), Roy Orbison (1974), Dobbie Brothers, Rolling Stones (1974), Rod Stuart (1975), Tina e Ike Turner, Ringo Star (1988). E esses são só alguns dos mais famosos... e a versão considerada "clássica" ainda é sempre a de Dobie Gray...
O álbum todo é muito bom, super bem produzido, com aquele ar Mowtown, meio Cat Stevens, com guitarras e baixos ótimos, percussão e teclados na medida, melodias grudentas e um vocalista com uma voz intensa e precisa. Vale muito a pena!
Bacon!


Lado A
01. Drift Away
02. The Time I love You The Most
03. L.A. Lady
04. We Had It All
05. Now That I'm Without You
Lado B
06. Rockin' Chair
07. Lay Back
08. City Stars
09. Sweet Lovin' Woman
10. Caddo Queen
11. Eddie's song