31 de dezembro de 2009

Clã - Catalogue Raisonné


2009 ficou marcado neste Blog pelo completo abandono de quase todos os seus colunistas, exceto um: Francis Bacon, o que transformou o Porcaria Sonora praticamente um Blog pessoal dele (o que melhorou consideravelmente a qualidade do Blog pelo que percebemos nos comentários de nossos leitores).

Mas, como já é de tradição, EU, Ringo Bacon, farei o último post do ano neste Blog! (Toma essa Francis!)

Se 2008 foi um ano estranho, 2009 foi um ano parado e sem graça... Nada aconteceu, nada muda... (obs.: F*da-se o mundo, estou falando da minha vida particular).

No meio desse marasmo todo, acabei indo ver um show da banda portuguesa Clã (completamente no escuro, sem nunca ter ouvido nenhuma música deles na minha vida) e saí de lá impressionado com o show deles! Uma grande banda, com músicas ótimas e uma presença de palco hipnotizante!
Tal show marcava o lançamento deste disco, Catalogue Raisonné (2009), o primeiro disco oficialmente lançado no Brasil desta banda. É uma coletânea que apresenta ao público brasileiro esta banda que já conta 13 anos desde seu disco de estréia.
Apesar do completo desligamento da banda com o mercado brasileiro, eles têm uma forte ligação com nossa música, contando com parceria com John Ulhoa (do Pato Fú) e Arnaldo Antunes.

Obs.: Mesmo este sendo um post de Ringo Bacon, acredito que Francis Bacon e seus seguidores também gostarão. Pegue este bacon e que 2010 seja tão surpreendente quanto o Clã!

Clã - Catalogue Raisonné (2009)

1. Carrossel Dos Esquisitos
2. Dançar Na Corda Bamba
3. H2Omem
4. O sopro do Coração
5. Fahrenheit
6. Eu ninguém
7. Uma mulher da Vida
8. Problema de Expressão
9. Lado Esquerdo
10. Consumado (com Arnaldo Antunes)
11. Competência Para Amar
12. Novas Babilónias
13. Sangue Frio
14. Pois é (não é?)
15. G.T.I (Gentle, Tall & Intelligent)

20 de dezembro de 2009

Lovisa Lindkvist - Candy Bossa

Lovisa é uma fantástica cantora de jazz sueca (!!!) que demonstra uma maturidade musical muito maior do que seus 28 anos poderiam prometer. Filha de um fantástico músico de jazz, esse é seu segundo álbum em que ela escolhe como repertório basicamente canções de Tom Jobim, com letras em inglês. Apesar disso, não estamos falando aqui de um álbum de bossa nova mas de jazz. E isso fica logo muito claro no impacto que causa a primeira frase cantada por Lovisa e nos primeiros acordes de piano.
O piano, aliás, é a segunda voz desse álbum. Completamente diferente diferente de qualquer arranjo de Tom Jobim, ou que qualquer outra versão que eu conheça dessas canções, os arranjos de piano são em grande parte responsáveis pelo ar renovado que esse álbum de Lovisa consegue dar a essas canções tão manjadas, regravadas e repetidas. E ela consegue fazer isso até mesmo com "Girl From Ipanema". Isso sim é talento!!!
Bacon!


Lovisa Lindkvist - Candy Bossa (2009)

01. Desafinado
02. So Many Stars
03. Triste
04. Someone To Watch Over Me
05. Two Kites
06. Blue In Green
07. Dreamer
08. Girl From Ipanema
09. Estate
10. Call Me
11. Meditation
12. Waters Of March
13. How Insensitive
14. Once I Loved
15. Like A Lover

13 de dezembro de 2009

Paloma Faith - Do You Want The Thruth Or Something Beautiful?

Álbum de estréias GENIAL dessa atriz e cantora inglesa dona de uma voz fantástica e um bom gosto indescritível. Super bem produzido, tirando partido de influências visuais e sonoras retrô, seu primeiro single "Stone Cold Sober" realmente mereceu o elogio de "magnífico" que recebeu do jornal inglês "The Sun".

Vc vai reconhecer uma certa familiaridade com o som de Amy Winehouse, Joss Stone, Duffy, etc. Ou seja: estamos falando de uma vocalista feminina com uma voz poderosa, músicas pop, com um ar meio black e soul music. Mas Paloma consegue sobreviver a essas comparações ainda sendo única: seu carisma, a qualidade de suas composições, o bom gosto e cuidado com a produção de suas músicas. E essas coisas a tornam uma grande promessa de continuidade nesse mundo tão descartável da música.

Todas as canções são muito boas, potenciais singles. No entanto, chamo a atenção para o ótimo arranjo da animadíssima "Upside down", para o seu segundo single "New York" e "Somoke and Mirrors", minhas favoritas.

Bacon!


Paloma Faith - Do You Want The Thruth Or Something Beautiful? (2009)
1. Stone Cold Sober
2. Smoke & Mirros
3. Broken Doll
4. Do yoU Want The Truth Or Something Beautiful
5. Upside Down
6. Romance Is Dead
7. New York
8. Stargazer
9. My Legs Are Weak
10. Play On