26 de junho de 2009

Elisa Paraíso - Da Maior Importância

Apadrinhada por alguns ótimos músicos que assinam os arranjos desse seu álbum de estréia (como Guinga, Benjamim Taubkin e Andre Mehmari), a doce voz da mineira Elisa Paraíso é a verdadeira estrela e linha condutora desse álbum.

A base instrumental é o piano, baixo e percussão, com alguns violões. O repertório é quase todo de sambas e os arranjos (especialmente dos pianos) namora com o jazz passando bem longe da bossa nova. Essa é uma combinação certeira em beleza e elegância, mas bem diversa daquilo que cai no gosto popular.

Mesmo gravando canções pouco conhecidas de grandes compositores (como Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Batatinha) as grandes música do repertório desse álbum são as de autoria dos novos nomes, em especial as da dupla de mineiros Kristoff Silva e Makely Ka, como a linda "Em Pé no Porto" (que inclusive dá nome ao mais recente álbum de Kristonff). Essa gravação soa quase tão familiar como se fosse uma antiga canção de Chico Buarque. E chegar a esse resultado é um mérito alcançado por pouquíssimos compositores e intérpretes.

Bacon!


Elisa Paraíso - Da Maior Importância (2008)

01. Da Maior Importância (Caetano Veloso)
02. Coração Vulgar (Paulinho da Viola)
03. Teixeira (Vitor Santana-Gilberto Satar)
04. Mulher do Norte (Kristoff Silva-Makely Ka)
05. Imitação (Batatinha), com Teresa Cristina
06. Em pé no Porto (Kristoff Silva-Makely Ka)
07. Mané Fogueteiro (Braguinha), com Guinga
08. Santo Forte (Kristoff Silva-Makely Ka)
09. Pássaro Pênsil (Flávio Henrique-Carlos Rennó)
10. Mar Deserto (Kristoff Silva-Makely Ka)
11. Can´t Find my way Home (Steve Winwood)

25 de junho de 2009

Iron and Wine - Norfolk

Já dizia Faustão: "quem sabe faz ao vivo!". E eu sempre fui da mesma opinião: apenas as boas canções e bons músicos sobrevivem a apresentações ao vivo. Músicas "montadas" em estúdio e pop farsas musicais só conseguem soar "razoáveis" com uma super produção de apoio (coreografias, figurinos, produção, dançarinos(as) com apelo sensual, bandas numerosas, etc).

Iron and WIne sabe e faz muito bem ao vivo. Alternando o formato voz e violão com a banda completa, Sean Bean mostra toda a força poética, melódica e instrumental de suas músicas nesse registro de ótima qualidade feito pelo selo Sub Pop de um show aleatório da turnê de divulgação do EP Woman KIng (post aqui) em 20 de Junho de 2005. E é realmente impressionante o talento desse cara...

Canções que em seu registro original soam apáticas e sem graça ganham renovado interesse e vitalidade no palco. Exemplo é "Upward Over The Mountain", sem graça na gravação original que ao vivo vira uma contagiante balada hipnótica, minha favorita do álbum. Destaco também "My Lady's House", linda canção do EP divulgado pela turnê e "The Trapeze Swinger" a interminável canção épica que foi escrita para a trilha sonora do filme "In Good Company". A letra é de arrepiar de tão linda: "please, remember me... "

Bacon!
Iron and Wine - Norfolk (2009)

1. Sunset Soon Forgotten
2. Jezebel
3. Woman King
4. Free Until They Cut Me Down
5. Evening on the Ground (Lilith's Song)
6. Love and Some Verses
7. Bird Stealing Bread
8. The Night Descending
9. Naked as We Came
10. Communion Cups and Someone's Coat
11. Fever Dream
12. On Your Wings
13. Freedom Hangs Like Heaven
14. Upward Over The Mountain
15. Teeth in the Grass
16. Southern Anthem
17. My Lady's House
18. The Trapeze Swinger

21 de junho de 2009

David Kitt - The Nightsaver

Esse é um álbum cheio de autêntica música pop!!!

Sabe aquelas músicas que começam a tocar em todas as rádios, todo mundo conhece, adora e nunca sabe de que banda é? Daquelas que viram a música da sua vida e que vc ouve repetidamente até o ponto em que suas primeiras notas desencadeiam a lembrança mental da música inteira numa fração de segundos? Daquelas que vc ouve tanto e tão apaixonadamente que chega ao ponto de saturação em que não consegue nem lembrar que a música existiu? Pois esse é um álbum repleto de músicas com esse potencial.

Minha primeira favoririta foi "i´m yours". Ouça e depois me conte se a música não grudou para sempre no seu cérebro... Porque esse rif de guitarra grudou no meu...

Bacon!



David Kitt - The Nightsaver (2009)
1. move it on
2. it's yours
3. beat a retreat
4. learning how to say goodbye
5. alone like that
6. use your eyes
7. a real fire
8. nobody leaves
9. don't wake me up
10. no truth in your eyes

16 de junho de 2009

Trashcan Sinatras - In The Music

Nunca tinha ouvido falar desses escoceses mas diz que eles estão na estrada desde 1987 (!) e que esse é seu quinto (!) álbum. Eles realmente soam como uma banda séria com alma de anos 80, algo na levada ou na produção das músicas, não sei bem, mas a primeira música ("People") do álbum é um ótimo exemplo dessa sonoridade.

As músicas são ótimas, refrões fáceis, melodias grudentas, boa elaboração instrumental. Dá muito impressão de ser um trabalho de composição coletiva da banda, com contribuições de todos. E a sensação é de se estar ouvindo uma estação de rádio com grandes sucessos de algum momento no tempo, que soam familiares mesmo que vc nunca as tenha ouvido antes.

Recomendo "Easy On The Eye", com sua levada dançante. Adoro "I Hung My Harp Upon The Willows" que me lembra muito "When the night comes", do Bryan Adams (mesma sequência de acordes, talvez...). "Prisions" é das mais pops (e me lembra tanto Cosmic Rough Riders...) e "I Wish You'd Met Her" com sua guitarra deliciosa, refrão contagiante... vontade de ouvir tudo de novo!

Turn Your Bacon Station on!!!


Trashcan Sinatras - In The Music (2009)
01. People
02. Easy On The Eye
03. In The Music
04. I Hung My Harp Upon The Willows
05. Prisons
06. Should I Pray
07. Morning Star
08. Oranges & Apples
09. The Engine
10. I Wish You'd Met Her

6 de junho de 2009

Graveola e o Lixo Polifônico

Esse álbum foi uma grande surpresa prá mim. Um dos cara da banda nos mandou um e-mail dizendo que estavam disponibilizando para donwload o primeiro álbum deles, prá gente ouvir e divulgar se curtisse. Eu baixei e coloquei prá tocar, sem botar muita fé. Assim que começou a primeira faixa, meu queixo caiu... Fiquei perplexo com a qualidade das músicas, dos músicos, das letras, dos arranjos, a diversidade de instrumentos orquestrados de forma enxuta e precisa.

Brincando com estilos e sonoridades inesperadas o álbum todo é muito bom, acima da média. Desde Los Hermanos (que Deus os tenha) e de Danilo Moraes eu não me deparava com uma banda tão interessante e relevante. Além de lindas imagens poéticas e cadências sonoras as letras ainda são divertidas e inteligentes, cheias de citações insinuadas, quase escondidas, a músicas do nosso cancioneiro inconsciente coletivo (como a frase melódica da "Balada do Louco" dos Mutantes e da "As canções que você fez prá mim" de Roberto e Erasmo, ambas na linda "Os dois Lados da canção").

Além de "Outro modo" que abre magnificamente bem o álbum, outros pontos altos são a belíssima "Amaciar a dureza" e o bolero pastelão "Benzinho", com sua letra hilária no melhor estilo Falcão ("I´m not do no"). Ainda recomendo a divertida "Insensatez: a mulher que fez" (adoro o solo de clarinete no meio!) que deveria se chamar "Insensatez (are you shure?)".

Bacon!


Site do Graveola


Graveola e o Lixo Polifônico - Graveola e o Lixo Polifônico (2009)

1. Outro modo
2. Suprasonho
3. Samba de outro lugar
4. Antes do azul (papará)
5. Amaciar dureza
6. Ensolarado
7. Dois lados da canção
8. Do alto
9. O quarto 217 (As aventura de Dioni Lixus)
10. Benzinho
11. Insensatez: a mulher que fez
12. Chico Buarque de Holanda vai à copa de 2006
13. Cidade