21 de dezembro de 2007

Rufus does Judy

Rufus, no caso, é RUFUS WAINWRIGHT, filho de LOUDON WAINWRIGHT (já postei um álbum dele aqui), gay assumido, cantor talentoso e compositor elogiadíssimo pela qualidade, criatividade, pela mistura que faz de elementos de música pop, clássica, com um clima meio teatral, meio cabaret. Judy é JUDY GARLAND, cantora e atriz, interpretou DOROTY no filme O MÁGICO DE OZ, e foi a intérprete da versão que ficou famosa do clássico "SOMEWHERE OVER THE RAINBOW". Mãe de LISA MINELLI, tornou-se ícone da cultura gay americana do pós guerra.

O álbum acaba de ser lançado e é o registro de uma performance ao vivo de RUFUS, acompanhado de orquestra de 36 músicos, recriando faixa a faixa o célebre álbum ao vivo de JUDY de 1961 no mesmo Carnegie Hall. O repertório é de clássicas do Songbook Americando.

Um álbum de jazz orquestrado incrível, arranjos lindos, cordas, sopros e piano, temperado com a personalidade bem humorada de Rufus e seu talento preciso. Sem exibicionismo vocal, ele refaz, nota a nota as canções gravadas por Judy.

Chamo a atenção para "
STORMY WEATHER", interpretada por MARTHA WAINWRIGHT (irmã do RUFUS) e a ótima "AFTER YOU´VE GONE". Outra ótima é a "PUTTIN´ON THE RITZ". As músicas todas são muito boas...

Habilitei os links para baixar o álbum original de Judy também, prá quem quiser conferir!


GIVE YOURSELF TO THE BACON!!!




RUFUS DOES JUDY AT CARNEGIE HALL (2007)


RUFUS PARTE 1/ PARTE 2
JUDY PARTE 1/ PARTE 2

DISC 1
1. Overture: The Trolley Song/Over The Rainbow/The Main That Got Away
2. When You're Smiling (The Whole World Smiles With You)
3. Medley: Almost Like Being In Love/This Can't Be Love
4. Do It Again
5. You Go To My Head
6. Alone Together
7. Who Cares? (So Long As You Care For Me)
8. Puttin On The Ritz
9. How Long Has This Been Going On
10. Just You, Just Me
11. The Man That Got Away
12. San Francisco

DISC 2
1. That's Entertainment
2. I Can't Give You Anything But Love
3. Come Rain Or Come Shine
4. You're Nearer
5. A Foggy Day
6. If Love Were All
7. Zing! Went The Strings Of My Heart
8. Stormy Weather
9. Medley: You Made Me Love You/For Me And My Gal/The Trolley Song
10. Rock A Bye Your Baby With A Dixie Melody
11. Over The Rainbow
12. Swanee
13. After You're Gone
14. Chicago

OBS: Infelizmente não deu para upar os dois CDs separados. Então,
você tem que baixar as duas partes para extrair o arquivo.

17 de dezembro de 2007

The National - Boxer


Esse é o melhor álbum lançado em 2007. Sim, na minha opinião, melhor até do que o do ótimo do RADIOHEAD.

O mais recente álbum do THE NATIONAL conta com ilustres participações especiais dos alternativos SUFJAN STEVESNS nos pianos e a orquestração de PADMA NEWSOME, componente do THE CLOGS. O piano que abre o álbum em "FAKE EMPIRE", tal como as interferências no final da mesma faixa dão o tom da contribuição do SUFJAN, como a maravilhosa orquestração de "SQUALOR VICTORIA" mostram bem a contribuição de NEWSOME.

O álbum é um mergulho profundo, cada vez mais envolvente. Chama a atenção as quatro primeiras faixas do álbum, entre as melhores coisas ja feitas pela banda até hoje. Letras, melocias e arranjos incríveis.
"Fake Empire" com o desconcerto sincopado da entrada da bateria. "Mistaken For Strangers", digna da clara influência de JOY DIVISION, da qualidade madura de THE NATIONAL. Brainy, a canção de amor bipolar enlouquecido. "Squalor Victoria", perturbadíssima!

"Green gloves" é belíssima e delicada. "Start a war", dolorida canção de amor.

Mas
Se um dia eu fizer uma lista das minhas dez músicas favoritas de todos os tempos, "SLOW SHOW" sem dúvida figurará estará entre elas. Sei lá porque. A música não tem nada demais, mas é incrível, pela combinação de arranjo, melodia, interpretação, lestra genial. E sua última parte é de uma poesia única: "eu senti sua falta por 29 anos antes de te conhecer". Muito bom!!!

Portanto:
GIVE YOURSELF TO BACON!
E Feliz Natal!!



The National - Boxer (2007) (link corrigido)

1. Fake Empire
2. Mistaken For Strangers
3. Brainy
4. Squalor Victoria
5. Green Gloves
6. Slow Show
7. Apartment Story
8. Start A War
9. Guest Room
10. Racing Like A Pro
11. Ada
12. Gospel

7 de dezembro de 2007

The National - Sad Songs for dirty lovers


Eu admito: baixei esse CD por que achei a capa linda. Mas dei muita sorte! Descobri por acidente essa banda incrivelmente boa! Melodias lindas, arranjos criativos e densos, instrumentalmente elaborados, misturando elementos de folk music com guitarras distorcidas e violoninos nos momentos certos, envolvidos em letras inteligentes, poéticas, com peso e qualidade digna de "literatura", esses caras impressionam não só pela qualidade, mas pela flexibilidade: numa música o vocalista sussurra melodias amorosas, e numa outra urra furiosamente. Eles não estão a serviço de um formato. Estão a serviço da música.
Sad Songs for ditry lovers é o segundo cd da banda. Sugiro que vc comece a ouvir o cd na faixa 2, siga adiante. No meu iTunes, 9 dentre as 12 músidas desse álbum tem 5 estrelas. Não dá prá acreditar como pode ser tão bom!

Não deixe de ouvir atento: "
90-Mile Water Wall" (que arranjo!!! que solo!!!), "It Never Happened" (letra de arrepiar... minha favorita do álbum!), "Patterns of Fairytales" (a primeira que me chamou a atenção desse cd... vc acredita que a música toda gira em torno de dois acordes?!) e "Lucky You" (a segunda metade da letra desmente a idéia de amor inocente da primeira parte. Linda e muito boa!!!).

Cada música é um universo que vale a atenção. Não necessariamente na ordem do álbum, nem todo de uma vez. Sugiro doses pequenas, mas frequentes. É tiro e queda!
Em breve, mais THE NATIONAL!
GIVE YOURSELF TO BACON!



The National - Sad Songs for Dirty Lovers (2003)


1. Cardinal Song
2. Slipping Husband [Explicit]
3. 90-Mile Water Wall
4. It Never Happened
5. Murder Me Rachael
6. Thirsty
7. Available
8. Sugar Wife
9. Trophy Wife
10. Fashion Coat
11. Patterns of Fairytales
12. Lucky You