26 de novembro de 2007

Gyllene Tider - Finn 5 Fel

Desde os tempos de ABBA, a lista de grandes bandas/artistas pop provenientes da Suécia não para de crescer. Desde os mais conhecidos The Cardigans, Roxette, Ace of Base, Neneh Cherry, até os menos famosos, mas bem conhecidos pelos moderninhos de plantão como Acid House Kings, Jens Leckman, The Concretes, Hell on Whells, Peter Bjorn and John...
No começo dos anos 80, surgiu o GYLLENE TIDER que, mais importante por ter sido a banda que revelou o músico PER GESSLE ao mundo do que por sua qualidade musical, a banda teve dois álbuns de grande sucesso comercial e esfriou. No entanto, foi uma banda de grande sucesso de massa, especialmente entre as adolecentes. Com a popularidade do vocalista e principal compositor da banda, talentosíssimo em criar melodias pop, PER GESSLE iniciou carreira solo para logo depois formar o ROXETTE, com MARIE FREDRIKSSON.
Esse álbum é fruto de uma reunião dos membros do GYLLENE em 2004, comemorando os 25 anos (!) da banda. O álbum é todo de inéditas, todas de autoria do senhor GESSLE, e em sueco. 
Ótimo álbum! A banda na sua melhor forma, com ajuda de uma produção cuidadosa e criativa (os anos na escola de música comercial Pop ensinou muito ao senhor GESSLE e aqui é muito fácil de comprovar isso).
OBS: Reparem que na capa há um Pato!!! Patos são muuuuuito legais!!!
Chamo a atenção prá happy-go-lucky música "Solskien", para as rock "72" (ótimo teclado!) e a "En Sten Vid En Sjö I En Skog", que abre super bem o álbum!
Give Yourself to Bacon!

GYLLENE TIDER - FINN 5 FEL! (2004)
1. En Sten Vid en Sjö I en Skog
2. Solsken
3. Tuffa Tider
4. Ordinärt Mirakel
5. Ta Mej Nu Är Jag Din
6. Jag Borde Förstås Vetat Bättre
7. Du Måste Skämta
8. Nere På Gatan
9. Seventy Two
10. Ande I en Flaska
11. Varje Gång Det Regnar
12. Hjärta Utan Hem
13. Speciell
14. Har du Någonsin Sett en Dröm Gå Förbi

16 de novembro de 2007

Kula Shaker

Em 1996, no auge da competição pelas preferências entre as Brit Pop OASIS e BLUR, os anos 90 viram surgir discretamente uma banda chamada KULA SHAKER. Como o nome sugere, desevolviam a mesma idéia do ex-Beatle GEORGE HARRISON de influências musicais, filosóficas/espirituais indianas. No entanto, o que prometia ser uma mistura new-wave-mela-cueca mostrou-se uma séria e podereosa banda de rock, avançando anos luz (em relação ao OASIS) no quesisto Psicodismo, criatividade e talento.

Na minha opinião, uma das coisas mais legais dessa banda são, além de arranjos sempre muito bem feitos, as guitarras "sujas", distorcidas, e o harmond, que para quem não conheçe, é aquele teclado com som meio órgão, que os roqueiros, o povo do blues e do jazz adora usar, por sua sonoridade particular. E o harmond aqui é MUITO bem utilizado aqui!

Após o sucesso dos dois primeiros álbuns
K (de 1996) e PEASANTES, PIGS... (1999) , o vocalista/guitarrissta e principal compositor CRISPIAN MILLS resolveu tirar férias do KULA SHAKER e se dedidcar a projetos paralelos, como a banda THE JEEVAS. No entanto, ou pela inferioridade na óbvia comparação com o KULA SHAKER ou pela força das preces e novenas de todos os fans órfãos do KULA, a banda surpreendeu a todos ano passado retornando à ativa com um ótimo EP (RETURN OF THE KING), e esse ano com um CD genial melhor-do-que-tudo-que-eles-já-tinham-feito-até-agora.
STRANGERFOLK (2007) é um álbum maduro, com influências mais descaradas a EMERSON, LAKE AND PALMER e afins, muito criativo, e o mais interessante musicalmente e menos o afetado pelas idéias influências indianas. Uma coisa não é causa de outra, na minha opinião. Muito bem humorado, como se pode notar no refrão de "Great Dictator", em que CRISPIAN canta "i´m a dick, i´m a dick, i´m a dic-ta-tor!", fazendo trocadilho com a palavra dick que, se vc não sabe o que significa, pode me mandar um e-mail e eu explico com maiores detalhes.... (brincadeira!!! rs).

O álbum abre com as incríveis "
Out On The Highway" e "Second Sight" e fecha com a divertida "Super Cb Operator". Vale a pena conferir a versão de "6ft Down Blues" que reaparece aqui após ter sido lançada no EP de 2006, tal como "Great Dictator". Chamo a atenção para uma música discreta, mas muito muio muito boa "Fool That I Am". O harmond+guitarra do refrão é genial! É o tipo de combinação tão perfeita que faz vc entender o que significa a mágica da música. Nesse sentido, sem usar mantras ou referências tão óbvias à espriritualidade indiana, eles cumprem totalmente o papel transcendente da música, como algo que nos comunica com algo muito maior que a nossa compreensão.

Portanto: REJECT THE CHRIST! RECEIVE THE BACON!!!


KULA SHAKER - STRANGERFOLK (2007)

1. Out On The Highway
2. Second Sight
3. Die For Love
4. Great Dictator
5. Strangefolk
6. Song Of Love / Narayana
7. Shadowlands
8. Fool That I Am
9. Hurricane Season
10. Ol' Jack Tar
11. 6ft Down Blues
12. Dr Kitt
13. Super Cb Operator


KULA SHAKER - PEASANTES, PIGS & ASTRONAUTS (1999)

1. Great Hosannah
2. Mystical Machine Gun
3. S.O.S.
4. Radhe Radhe
5. I'm Still Here
6. Shower Your Love
7. 108 Battles (Of The Mind)
8. Sound Of Drums
9. Timeworm
10. Last Farewell
11. Golden Avatar
12. Namami Nanda-Nandana
13. Unknown


KULA SHAKER - K (1996)

1. Hey Dude
2. Knight On The Town
3. Temple Of Everlasting Light
4. Govinda
5. Smart Dogs
6. Magic Theatre
7. Into The Deep
8. Sleeping Jiva
9. Tattva Listen Listen
10. Grateful When You're Dead/Jerry Was There
11. 303
12. Start All Over
13. Hollow Man (Parts 1 & 2)